Malica Natropa e Carlota Chomar, casal agricultor da aldeia de Mpharanhupo, no distrito de Montepuez, em Cabo Delgado, acompanham regularmente o programa interactivo de rádio do projecto Agrovida, transmitido pela Rádio Girimba, através do qual passaram a aplicar técnicas agrícolas aprendidas na rádio. “Aquilo que aprendemos no programa ajudou-nos a produzir melhor, a aproveitar a machamba e a reduzir as perdas”, disse Malica Natropa.
Entre as práticas adoptadas estão a sementeira em linha e a eliminação da queimadas na machamba, após a escuta de conteúdos sobre produção agrícola e conservação do solo. As técnicas foram aplicadas sem assistência directa de técnicos no terreno. “Antes fazíamos como aprendemos com os nossos pais, mas agora sabemos que há formas melhores de cuidar da terra”, explicou Carlota Chomar.
Em Dezembro do ano passado, o casal produziu mais de 15 sacos de cebola e registou também aumento na produção de amendoim. Segundo relataram, as perdas que ocorriam em colheitas anteriores reduziram após a aplicação das técnicas divulgadas no programa.
O Projecto Agrovida é implementado pela Fundação Aga Khan Moçambique, ADPP Moçambique, Gapi, h2n, SmartFarming BV e Plataforma Multistakeholders, com financiamento da Embaixada do Reino dos Países Baixos e da Agência Francesa de Desenvolvimento.