“através do programa ‘Vozes’, conseguimos reduzir de sete para um caso de roubo em nossa comunidade a cada mês”, disse o secretário do bairro de Matucudur em Gorongosa

o programa “Vozes”, produzido pela Rádio Comunitária de Gorongosa (RC), no âmbito do projecto CRP III – financiado pela Embaixada da Noruega em Moçambique e implementado pela h2n – está a promover melhorias na vida das comunidades no distrito de Gorongosa, na província de Sofala, de acordo com membros da comunidade e tomadores de decisão locais. “Foi através de um programa ‘Vozes’ que a RC de Gorongosa fez isso, que conseguimos interagir com a comunidade e juntos criamos estratégias para combater o roubo em residências nos bairros, por exemplo,” explicou Joaquim Navaia, chefe da secção de policiamento comunitário no comando distrital da Polícia da República de Moçambique em Gorongosa. Este foi um dos “problemas” que o programa “Vozes” conseguiu resolver, de acordo com as comunidades e líderes em Gorongosa. “Em nosso bairro, sofremos com roubos, mas quando a polícia ouviu nossas reclamações no programa transmitido pela RC de Gorongosa, conseguimos com a ajuda da polícia e da comunidade reduzir o número de roubos em nossas casas de sete para um,” disse Mariano Farnelo, secretário do bairro de Matucudur. Roseta Sene, moradora de Matucudur, afirmou que após o programa, a situação de roubo acalmou e que a comunidade está mais vigilante e segue as recomendações da polícia para fazer denúncias. João Fole, outro morador, disse que a acção da polícia e da rádio melhorou a segurança no bairro, e é possível ver policias comunitários a patrulhar a comunidade.

o programa “Vozes” é um programa de rádio que aborda questões de interesse público ligadas à boa governança, com temas/problemas que a própria comunidade escolhe abordar.