Jornalistas reforçam competências para uma gestão profissional das mídias sociais

Jornalistas de cinco rádios comunitárias apoiadas pelo projecto CRP IV afirmam que, após a formação em multimídia e gestão de redes sociais realizada pela h2n nas rádios comunitárias Voz Coop e Xinavane (em Maputo), Encontro e Watana (em Nampula) e Wimbe (em Cabo Delgado), sentem-se mais preparados para produzir conteúdos digitais consistentes e gerir as suas plataformas online de forma profissional, longe da prática comum de publicar de forma improvisada ou reactiva.

A capacitação abordou aspectos fundamentais para as rádios que hoje dependem cada vez mais da presença digital para chegar ao público, tais como, plano de gestão de redes sociais, boas práticas de fotografia e vídeo com telemóvel, criação de narrativas visuais, padronização de identidade digital e estratégias para aumentar o alcance orgânico das publicações.

“Antes, publicávamos apenas quando lembrávamos ou quando acontecia algo na rádio. Agora aprendemos a fazer um calendário publicação, a escrever de forma mais clara e a analisar as estatísticas das páginas”, contou Noridno Matane, Jornalista da Rádio Comunitária de Xinavane.

Michi Borge, da Rádio Voz Coop, explicou que depois da formação mudou a postura em relação a produção e gestão de mídias sociais.  “Percebemos que gerir mídias sociais não é só colocar posts, é pensar no público, na imagem e no impacto que queremos criar. Hoje já temos ferramentas para fazer isso de forma séria e profissional”, afirmou Michi.

A formação, parte de um dos objectivos do projecto CRP IV, financiado pela Embaixada da Noruega e implementado pela h2n, visa fortalecer as capacidades das rádios comunitárias e melhorar a sua presença nos meios digitais, garantindo maior alcance e relevância junto das comunidades que servem.