“Cumprir todas as Consultas Pré-Natais aumenta a probabilidade de ter um bebé saudável.”

A decisão de Sofia Joaquim, residente no Bairro Cahora-Bassa, no distrito de Zumbo, de passar a cumprir todas as Consultas Pré-Natais (CPN), nasceu de uma mensagem que ouviu na rádio comunitária local. Durante a sua primeira gravidez, Sofia foi ao hospital apenas uma vez, aos quatro meses, para garantir a ficha de parto. Apesar do parto ter ocorrido no hospital, o bebé nasceu com uma deficiência motora, um momento que trouxe medo e incertezas para si e para o marido. “Um dia, ao ouvir a rádio, escutámos uma enfermeira explicar que se cumprir todas as consultas pré-natais poderia nascer um bebé saudável. Essa mensagem deu-nos coragem. Conversamos e decidimos tentar novamente. Na segunda gravidez cumpri todas as consultas e a minha filha nasceu saudável. Fiquei muito feliz, mas também arrependida por não ter tido os mesmos cuidados na gravidez do meu primeiro filho.

Por receio de reviver a mesma situação, o casal decidiu não ter mais filhos. Mas um dia, enquanto ouviam a rádio comunitária, escutaram uma enfermeira explicar que o cumprimento completo das CPNs aumenta de forma significativa a probabilidade de ter um bebé saudável. Essa informação trouxe esperança ao casal e abriu espaço para uma nova conversa.

Numa segunda gravidez, Sofia decidiu cumprir todas as consultas recomendadas. O resultado foi um momento de grande alegria: a sua filha nasceu totalmente saudável. Para Sofia, a felicidade da segunda experiência veio acompanhada de algum arrependimento por não ter tido os mesmos cuidados durante a primeira gestação.

Hoje, deixa um apelo às outras mulheres da comunidade. Cumpram todas as CPNs. Vale a pena. Pode fazer toda a diferença para a saúde do bebé.

Este testemunho foi recolhido no âmbito do projecto Mulheres Felizes e Bebés Felizes, implementado em consórcio pela h2n, ICRH-Moçambique, TV Surdo e AMOG, com financiamento do Governo da Flanders.