Projecto COESO III incentiva narrativas de paz através dos vídeos comunitários

No âmbito do Projecto COESO III, decorreu a formação para o estabelecimento de Grupos de Vídeos Comunitários (GVC) de Namuapala, Muepane e Tratara, constituídos por membros dos Comités de Desenvolvimento da Aldeia (CDA) do distrito de Metuge. Os GVC têm como principal objectivo contar histórias positivas sobre coesão social nas comunidades, destacando exemplos reais de união, solidariedade e convivência harmoniosa entre deslocados e comunidades nativas, através de recursos audiovisuais.

“Com os vídeos que passaremos a produzir, queremos mostrar à comunidade, e não apenas falar, o nível de cada situação”, afirmou Osvalda Casimiro Tomás, do CDA de Tratara. Osvalda acrescentou ainda que estas ferramentas, aliadas ao trabalho já desenvolvido, fortalecerão a união entre os membros, porque “aprendemos que este tipo de trabalho não se faz sozinho. Ao ver pessoas conhecidas nos vídeos, a comunidade poderá compreender melhor e apoiar as nossas iniciativas”.

“Durante esta semana aprendi como devemos filmar as nossas histórias e como utilizar o tripé. Fomos treinados tanto em filmagem como em edição. A partir de agora, no trabalho que vamos desenvolver, procuraremos envolver todos, especialmente os nossos irmãos deslocados”, explicou Ana Paula Cardoso, do CDA de Namuapala.

Os vídeos contarão experiências que promovem a paz, o respeito mútuo e a colaboração, demonstrando que é possível superar diferenças culturais, étnicas ou religiosas em prol do bem colectivo.

Esta actividade faz parte do Projecto COESO III, financiado pela União Europeia (UE) e pela AKF UK, e implementado pela Fundação Aga Khan Moçambique, Associação Progresso e h2n.