Oficiais de campo do Agrovida aprofundam práticas de SBC e extensão comunitária

Decorre esta semana, na cidade de Pemba, a segunda fase do treinamento da equipa dos oficiais de campo do projecto Agrovida, composta por Campeões Verdes, Instructores de Produção e Líderes Distritais.  A agenda inclui a actualização de conhecimentos sobre a Agricultura Regenerativa, Pesca Sustentabilidade, Métodos de Extensão e Desenvolvimento Comunitário.

Na sessão sobre Mudança Social e de Comportamento (SBC), os participantes exploraram estratégias de mudança do comportamento e seus princípios e alguns passos a considerar na partilha de conhecimento e práticas. Para testar o que aprenderam, os participantes realizaram um exercício prático de simulação de sessão comunitária.

“Para mim, uma das grandes novidades foi compreender como acontece a mudança de comportamento numa comunidade. Percebi que, antes de propor algo novo, é essencial haver diálogo, auscultar as práticas existentes e respeitar o que a comunidade já sabe. É preciso criar uma relação de empatia e afecto com as pessoas, para que o processo de mudança aconteça de forma natural. O que pretendo aplicar de imediato é garantir que os beneficiários se sintam à vontade e tomem decisões com base na sua própria vontade. Agora percebo que a abordagem de Mudança Social e de Comportamento é fundamental para o sucesso do nosso trabalho no campo. Aprendemos que mudar comportamentos não é impor — é entrar na comunidade com respeito, valorizando acima de tudo o saber local.” — Mussa Anasse Mário, Instrutor de Produção do Projecto Agrovida em Pemba.

O Projecto Agrovida é implementado pela Fundação Aga Khan, ADPP Moçambique, Gapi, Associação h2n, SmartFarming BV e Plataforma Multistakeholders, com financiamento da Embaixada do Reino dos Países Baixos e da Agência Francesa de Desenvolvimento.