Embaixador da Noruega elogia jovens do AJ que transformam tecnologia em soluções comunitárias

“É inspirador ver como estes jovens utilizam a tecnologia para responder a desafios reais das suas comunidades.” Foi com estas palavras que o embaixador da Noruega em Moçambique, Sr. Egil Thorsas, reconheceu o trabalho desenvolvido pelos jovens integrantes do programa Acelerador Juvenil (AJ), durante a sua visita, esta segunda-feira, à Rádio Encontro, em Nampula.

A deslocação do embaixador inseriu-se no âmbito do Projecto das Rádios Comunitárias (CRP) na fase IV, implementado pela h2n com apoio do Governo norueguês, e teve como objectivo acompanhar o impacto das iniciativas de digitais e empoderamento juvenil promovidas através do programa AJ.

O embaixador falou da importância de continuar a investir em programas que promovam a literacia digital. “O que vi aqui demonstra que, com as ferramentas certas, os jovens moçambicanos podem ser agentes de mudança e inovação”, afirmou o diplomata.

No encontro, jovens graduados do ciclo passado e participantes do novo ciclo apresentaram projectos tecnológicos concebidos a partir das formações em codificação, inovação digital e comunicação comunitária. Impressionado com o nível de criatividade e domínio tecnológico demonstrado, o embaixador sublinhou a importância de continuar a investir em programas que fortalecem a literacia digital e capacitam a juventude.

Bento Muicha Tomeiua Júnior Muicha, um dos graduados do programa, destacou o impacto da formação na sua vida pessoal e profissional. “Esta experiência abriu-me novos horizontes. Aprendemos a usar a programação para encontrar soluções práticas e criativas. Hoje sinto-me preparado para ajudar a resolver problemas da minha comunidade”, disse o jovem.

O programa Acelerador Juvenil tem vindo a formar dezenas de jovens em competências digitais e tecnológicas, reforçando o compromisso da h2n e do Governo da Noruega com o fortalecimento das rádios comunitárias, a inclusão digital e o desenvolvimento sustentável das comunidades locais.