a Administradora Adjunta Assistente da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) para África, Sra. Maria Price Detherage, visitou, na quarta-feira (7), a Rádio Sem Fronteiras em Pemba, no âmbito do projecto CORAGEM, financiado pela USAID Moçambique. A visita foi marcada pela cerimónia de corte de fita do laboratório móvel de rádio e interação com os membros do Acelerador Juvenil dessa estação de rádio.
durante a interação com os membros do Acelerador Juvenil, Maria Price Detherage conheceu suas actividades e como estas têm ajudado a melhorar suas habilidades pessoais e sociais. Detherage ficou impressionada com as perguntas feitas pelos membros do Acelerador Juvenil e recomendou que eles continuassem a acreditar em seus sonhos e sempre estivessem abertos a novas oportunidades, ensinamentos e experiências, pois isso pode abrir grandes portas no futuro. Além disso, desafiou os jovens a continuarem a inspirar as pessoas ao seu redor.
Além da visita guiada, durante a qual a Administradora Adjunta Assistente da USAID para África visitou as instalações e conversou com a equipa da estação de rádio, ela concedeu uma entrevista no estúdio móvel e reforçou o compromisso do governo dos EUA em envolver os jovens no desenvolvimento de Moçambique, especialmente na província de Cabo Delgado.
“o governo dos EUA está comprometido em construir um Moçambique mais democrático e estável para todos, especialmente para jovens, mulheres e pessoas com deficiência. Queremos ver os jovens mais confiantes e motivados para enfrentar os desafios de sua comunidade”, disse Maria Price Detherage.
Esta é a primeira vez que o projecto CORAGEM, implementado pela h2n, recebe uma visita do mais alto escalão do governo dos EUA. Acompanhando a visita estavam a Directora da Missão da USAID em Moçambique, Helen Pataki, e o Director Executivo da h2n, Sérgio Chusane.
O projecto CORAGEM (Assistência de Rádio Comunitária para o Empoderamento dos Moçambicanos) auxilia 50 rádios comunitárias das províncias de Zambézia, Nampula, Niassa e Cabo Delgado em temas relacionados à melhoria das habilidades e ética dos jornalistas, sustentabilidade e engajamento comunitário.