A plataforma, que serve para partilha online de mensagens para rádios comunitárias, foi distinguida com o primeiro lugar no business startup challenge, uma competição de novas ideias e iniciativas de negócios. A premiação teve lugar na 6ª edição da feira de tecnologia moçambicana, Moztech, que decorreu, de 15 a 17 de Maio, na Arena 3D da Katembe sob o tema “Transformação Digital – Desafios para uma Nova Era”.

O Xipalapala é uma plataforma digital desenvolvida pela h2n para eliminar intermediários e facilitar o contacto entre empresas e rádios comunitárias, que normalmente buscam potenciais anunciantes. Entre eles, organizações comerciais e ONG’s que desejam divulgar anúncios e mensagens de utilidade pública, através da rede de rádios comunitárias do país. Por meio de uma interface fácil de usar, o Xipalapala resolve o problema das rádios comunitárias que chegam a clientes distantes e anunciantes que necessitam de se conectar a uma rede distinta de estações radiofónicas localizadas em vários distritos.

O processo de premiação, na Moztech, consistiu em apresentações e lançamentos de projectos, onde 30 ideias de negócio que foram permitidas na competição apuraram apenas cinco finalistas, dos quais o Xipalapala sagrou-se campeão na noite passada. “Estamos muito animados por vencer esta competição” disse Agostinho Uanicela, um dos desenvolvedores da h2n que trabalha na plataforma Xipalapala. “Isso mostra que a inovação tecnológica pode desempenhar um papel crucial no desenvolvimento e partilha de informações para fins sociais”, concluiu Uanicela.

A h2n é uma ONG moçambicana focada na comunicação comunitária, rádio e vídeo comunitário, geração de demanda, mobilização social, defesa estratégica e engajamento online para mudanças sociais e de comportamento.

Veja o vídeo a seguir sobre Xipalapala: https://youtu.be/bgfwspWAVRQ

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *