Quem Somos

A H2N é uma organização moçambicana focada em comunicação baseada na comunidade, destinada a partilha de informação, mobilização comunitária e geração de demanda para o serviço público e privado com o foco primário em Saúde e Nutrição.

A H2N desenvolveu dois mecanismos de informação (XIPALAPALA e RCSN) fundamentais com o objectivo de aumentar drasticamente o acesso à informação em áreas urbanas e peri-urbanas, criando uma central única para os provedores de conteúdos, como por exemplo: Organizações não governamentais, agências das Nações Unidas, e outras entidades públicas e privadas, permitindo que elas possam transmitir conteúdos socialmente relevantes e importantes através duma rede de rádio comunitárias.

25780599615_d4aa840c8d_o (1)

Descrição

A h2n é uma organização local

A h2n é uma organização local, concebida, gerida e administrada por moçambicanos. A h2n conhece e entende o contexto local, e, de facto, os muitos contextos regionais do país, e faz uso desse conhecimento e compreensão para alcançar as pessoas onde quer que elas estejam, com as mensagens que elas possam se relacionar e em uma linguagem que elas entendem.

A h2n está em sintonia com as necessidades locais, faz uso de recursos locais, trabalha com implementadores locais e adapta os seus programas às circunstâncias locais.

Orientada Para Comunidade

A h2n está focada em soluções comunitárias.

A h2n trabalha com e através de uma rede de rádios comunitárias e se engaja em outras formas de comunicação com base na comunidade, muitas vezes combinando meios de comunicação social e os canais de transmissão com actividades de comunicação interpessoal em pequena escala.

Através da Rede de Comunicação Saúde e Nutrição (RCSN), a h2n faz uso de uma rede incomparável de repórteres de rádios locais que cobrem as temáticas de saúde e nutrição em suas comunidades e desempenham um papel crucial na mobilização da comunidade e mudança social e comportamental.

Foco Para A Mídia

A h2n funciona através de redes de mídia estabelecidas

A h2n surge e se baseia em uma plataforma de relacionamentos firmemente estabelecidas com redes de mídia. Ao envolver-se através dos seus mecanismos, tais como o programa de televisão semanal “Saúde e Vida” na STV ou “Xipalapala” ,agregador de mensagens que coloca todas as rádios comunitárias no país ao alcance de mensagens de saúde e campanhas, a h2n facilita uma utilização eficaz dos meios de comunicação de massa. Outros mecanismos de mídia incluem a formação de jornalistas e comunicadores do governo, bem como a Rede de Comunicação Saúde e Nutrição (RCSN), uma rede de repórteres de rádios focado em saúde e nutrição.

Interactivo

A h2n capacita através de uma abordagem interactiva

Através de uma abordagem interactiva e intervenções de base comunitária, que são normalmente concebidas por repórteres ou outros activistas que vivem na comunidade, a h2n empodera e permite que os actores locais assumam um papel directo na concepção e implementação do programa.

Em vez de exigir um determinado conjunto de mensagens fixas a serem comunicadas, a h2n treina o pessoal do programa em como usar a sua compreensão dos problemas de saúde subjacentes para criar um diálogo eficaz com seu público que amplifica e ajuda a internalizar as mensagens.

Recursos

A H2N baseia-se em cinco anos de experiência de mídia

A h2n é uma organização relativamente nova. No entanto, ela emprega pessoal experiente com vários anos de aprendizagem derivados da implementação de actividades de comunicação e de mídia baseadas na comunidade voltadas para saúde e nutrição. A h2n é capaz de fazer uso das suas redes dentro da mídia e do governo, bem como a nível local através dos seus parceiros de rádios comunitárias, para alavancar a sua experiência e recursos. Esta dinâmica de cooperação é reforçada através da confiança que foi criada durante um período de tempo significativo.

Digital

A h2n tem capacidades internas voltadas ao desenvolvimento digitais

A h2n baseia-se num profundo expertise em produção de televisão e desenvolvimento digital, permitindo-lhe produzir os seus próprios conteúdo, na forma de reportagens, documentários e anúncios de serviço público, e buscar estratégias de engajamento on-line através da mídia social, sites e uma variedade de aplicações que desenvolve-se em casa. Ser capaz de desenvolver soluções técnicas in-house acelera a implementação do programa, aumenta o controle e fornece garantia de qualidade em todas as fases do processo de desenvolvimento.

PERÍCIA TÉCNICA

A h2n tem técnicos e especialistas em saúde

A h2n baseia-se e é liderada por uma equipe com muitos anos de experiência de comunicação social e mudança de comportamento e emprega equipes de suporte técnico para produção de televisão e desenvolvimento digital. A h2n tem seu próprio estúdio de televisão e instalações de produção e uma excelente equipe para executá-los.

Além disso, a h2n trabalha com vários assessores técnicos da saúde, de rádio e televisão, que fornecem formação e aconselhamento em profundidade sobre o conteúdo do programa, tanto a nível de base comunitária e através de meios da mídia.

Sinergias

A h2n trabalha com organizações irmãs para maximizar o impacto

A h2n trabalha em conjunto com suas organizações irmãs do Midia Lab e TV Surdo para maximizar o impacto gerado pelas actividades do programa. Quando relevante, as organizações compartilham informações, recursos e abordagens apesar de serem entidades legalmente independentes.

A h2n conta com consideráveis ​​recursos de jornalismo e formação do Mídia Lab, assim como na experiência TV Surdo em mídia inclusiva e advocacia para os direitos dos deficientes. Cada organização beneficia-se da colaboração com os outros, e esse espírito é transportado para outras parcerias.

Impacto a longo prazo

A h2n persegue um impacto de longo prazo por meio da capacitação de recursos locais

Ao contrário do impulso para a replicação de mensagens, a h2n trabalha para permitir que o pessoal local e parceiros produzam conteúdo e estratégias de comunicação que serão eficazes mesmo após o término de uma campanha de comunicação.

Os recursos locais recebem treinamento em temas de saúde e nutrição por organizações de saúde especializadas, que lhes permitam adaptar-se e resolver problemas dentro de suas comunidades de uma forma que é internalizado pelos beneficiários do programa. O foco é, portanto, sobre a internalização do conteúdo central da mensagem e uma compreensão da sua aplicação, em vez de quaisquer palavras ou termos específicos.

Presença Nacional

A h2n está presente em todas as regiões do país

Através de um escritório principal em Maputo que cobre o sul, um escritório regional em Nampula, que abrange as províncias de norte e pessoal com base em Sofala, abrangendo a região central do país, a h2n tem uma presença em todo o país. Esta presença e conhecimento local é amplificada por parcerias e redes, tais como os parceiros de rádio comunitárias e a Rede de Comunicação Saúde e Nutrição (RCSN), e por intervenções de mídia de massa através da televisão, programação de rádio e trabalho sistemático com a mídia mainstream.