Durante uma visita de campo feita, na semana passada, em Monapo pelo Programa Mundial de Alimentação e IREX, os membros da Rede de Comunicação em Saúde e Nutrição (RCSN), repórteres de rádios comunitárias locais, organizaram e transmitiram uma palestra na comunidade sobre nutrição para mulheres grávidas e lactantes.

Neste âmbito, foi ainda realizada uma “feira de gastronomia” para mostrar vários pratos e ingredientes alimentares locais que seriam particularmente úteis para este grupo. A actividade faz parte de uma parceria em curso entre o PMA e a IREX. “Agora sei que não devo dar água ao meu filho durante os primeiros seis meses”, disse Maria Sunbureiro, uma das 50 mães participantes do evento. Sunbureiro disse ter entendido melhor os benefícios do aleitamento materno exclusivo durante a primeira fase da vida.

Segundo Karin Manente, Representante do PMA em Moçambique, combater a desnutrição crónica é um esforço de longo prazo. “Esse tipo de actividades (palestras e feiras de gastronomia) ajudam a combater a desnutrição crónica porque oferecem soluções que saem da própria comunidade”, disse Manente. O evento contou ainda com a participação de membros do comité de saúde local e representantes de outras organizações que actuam na área de nutrição.

O Programa Para Fortalecimento da Mídia (MSP) é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e implementado pela IREX. O trabalho com as rádios comunitárias é co-financiado por subsídios da UNICEF, do PMA e da Embaixada da Noruega.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *