Vinte (20) jornalistas de Rádios Comunitárias (RC) de Maputo e Gaza são capacitados, de 13 e 16 de Maio, em matérias de radiojornalismo e engajamento comunitário. A formação visa doptar os participantes de aspectos relevantes sobre técnicas de locução, criação do perfil de programas interactivos e debates comunitários, concepção do roteiro, elaboração de pautas jornalísticas, técnicas de entrevistas e produção de reportagens.

Para Fárida Costa, Directora-geral do Instituto de Comunicação Social (ICS) e uma das facilitadoras da formação, “as emissões em línguas locais são muito animadas e comunicativas porque os nossos técnicos dominam a língua”, constatou a formadora dando a entender que ainda existe um trabalho a ser feito para os jornalistas dominarem as técnicas de locução dos programas em português. Mais adiante, Filipe Bila, jornalista da RC de Moamba, reconheceu o facto ao referir que “fazíamos a emissão de programas, mas sem usar as técnicas de locução”.

Os participantes são unânimes em apontar que  os tópicos da formação são uma mais-valia para eles como profissionais; no entanto, quem saí mais a ganhar são as comunidades que terão mais conteúdos radiofónicos de qualidade. A actividade foi realizada em parceria com o ICS e ennquadra-se no âmbito da implementação do Projecto de Rádios Comunitárias na zona sul do país.

A formação enquadra-se no âmbito da implementação do Projecto de Rádios Comunitárias na zona sul do país.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *