Cinco jornalistas de Rádios Comunitárias (RC) da Zambézia  implementaram, de 29 de Julho a 3 de Agosto, palestras comunitárias nos estúdios, mercados e postos administrativos (de Milange e de Ile) sobre ‘casamentos prematuros’, saúde e nutrição. As actividades realizadas pelos jornalistas da Rede de Comunicação em Saúde e Nutrição (RCSN) em parceria com técnicos da saúde de direcções distritais e activistas sociais, tiveram como objectivo prevenir uniões prematuras e reduzir o índice de desnutrição.

“As crianças são indefesas, por isso há necessidade dos jornalistas criarem mecanismos de promover palestras que despertem a sociedade sobre estes males”, disse Sandra Concílio, da RC Quelimane FM. ‘Os casamentos prematuros’ e a desnutrição constituem problemas que afectam maioritariamente pessoas desta faixa etária.

Apesar de Moçambique registar passos significativos na prevenção e combate as uniões prematuras, despertando interesse de governantes, Organizações da Sociedade Civil e representantes de ONG’s nacionais e internacionais. Este fenómeno afecta 48% de raparigas que casaram antes de atingir os 18 anos de idade.

Maria Sangaua, residente em Milange, faz parte destas estatísticas. Abandonou a escola, aos 17 anos de idade, na 9ª classe e se casou. Agora, com 26 anos, tem três (3) filhos. O primeiro filho é fruto do anterior casamento. Sangaua retomou a escola no início de 2016, conta que “é difícil conciliar maternidade, lar, escola e trabalho”.

Os jornalistas da RCSN estão comprometidos em educar a comunidade a proteger os direitos da criança e fortalecer hábitos saudáveis na comunidade explicou Ana Macuácuá, responsável da actividade da h2n.

Participaram desta actividade jornalistas das rádios comunitárias: Zambeze FM, Quelimane FM, Nova Paz, Tumbine e Ile; e, ainda activistas da Coalização e Save The Children. A h2n é uma ONG moçambicana focada na comunicação comunitária, geração de demanda, mobilização social, advocacia e engajamento online para mudanças sociais e de comportamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *