“A melhor pessoa para te convencer a aderir ao tratamento de HIV, é quem está a viver com a doença beneficiando-se do tratamento” constatou Josefina Guedes, jornalista da Nova Rádio Paz e membro da Rede de Comunicação em Saúde e Género (RCSG). Para a jornalista, há falta de componente humana em alguns programas sobre HIV “depois de sucessivas formações, percebi que afinal não precisava  me basear somente nos livros para produzir matérias. Ir a busca das Pessoas Vivendo Com HIV (PVHS) para prestarem depoimentos sobre os benefícios e riscos de não aderir ao tratamento anti-retroviral é eficaz e eficiente”.

A estratégia de colher depoimentos serve para reforçar as mensagens sobre o combate ao HIV e gerar mudanças nas pessoas. As pessoas ainda não se abrem para falar sobre o tema. mas os resultados são satisfatórios. No entanto, Josefina disse que outro desafio foi em encontrar um modo adequado a se dirigir aos PVHS, com receio de lesar. Por isso, teve que adoptar as entrevistas aos familiares e pessoas próximas das PVHS para colher mais dados.

A RCSG é uma iniciativa do MSP que tem como objectivo permitir que as comunidades tenham acesso à informação de qualidade sobre saúde e género, contribuindo de tal modo os cidadãos tomarem melhores decisões sobre a qualidade de vida.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *