Onze coordenadores de Rádios Comunitárias (RCs) de Maputo e Gaza participaram, de 23 a 24 de Abril, na 1ª Conferência de Liderança para zona sul organizado pela h2n. O evento é uma réplica do modelo da conferência que acontece, anualmente, para as rádios da Zambézia e das províncias do norte do país; no qual se partilham experiências e se estabelecem parcerias entre os gestores.

Para Fárida Costa, Directora-geral do Instituto de Comunicação Social (ICS), “tenho certeza de que as rádios vão colher melhores experiências para o seu desenvolvimento”. Participaram ainda da conferência, coordenadores de duas (2) rádios-modelos de Cuamba e Nampula, que falaram de boas práticas de sustentabilidade, engajamento comunitário e manutenção de equipamentos. “Temos que mostrar mais empenho e dedicação no trabalho, de modo a adquirir financiamentos” disse Hélder Martins, coordenador da RC Monapo, explicando que depois de ter feito estudo de audiência conseguiu firmar parcerias com a Vodacom e o CLN (Corredor Logístico Integrado de Nacala).

Para Leonardo Nhambe, Coordenador da RC Guijá, “é difícil buscar financiamentos enquanto ainda não eliminamos algumas necessidades básicas”. Os participantes de Gaza falaram da existência de dependência, de técnicos provenientes de Maputo, para a reparação de pequenas avarias. Aspecto que faz com que as rádios fiquem, durante algum tempo, sem funcionar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *