h2n iniciou, na semana passada, a construção da Rádio Comunitária (RC) de Maratane – Nampula. Trata-se de uma infraestrutura criada para proporcionar informações sobre saúde, nutrição, manifestações artístico-culturais e sociais para os refugiados e as comunidades circunvizinhas.

A iniciativa enquadra-se no âmbito do acordo de parceria assinado com o Programa Mundial da Alimentação (PMA), em Maio, pelos representantes da h2n e do PMA. “A construção desta estação radiofónica conta com a participação directa dos beneficiários que, também, serão envolvidos nas fases subsequentes deste projecto” disse Farida Ustá, Directora de Programas da h2n, referindo-se as etapas produção e pós-produção dos conteúdos radiofónicos. “Esperamos que esta rádio seja uma referência na partilha de informações na comunidade”, salientou.

A RC de Maratane será apetrechada de acessórios modernos para radiodifusão, tais como:  emissores, mesas de mistura, computadores, microfones e sistema de frontline sms. Para manusear o material da rádio, alguns membros da comunidade serão capacitados em fundamentos de jornalismo, gestão administrativa e técnicas de manutenção dos equipamentos.

O Programa Para Fortalecimento da Mídia (MSP) é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e implementado pela IREX através da h2n. O trabalho com as rádios comunitárias é co-financiado por subsídios da UNICEF, do PMA e da Embaixada da Noruega. h2n é uma ONG local (incubada pelo MSP) focada na comunicação para a comunidade, destinada a partilha de informação, mobilização comunitária e geração de demanda para o serviço público e privado com o foco primário em Saúde e Nutrição.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *