Vinte e cinco raparigas embaixadoras da DREAMS foram capacitadas, na segunda-feira passada, em matérias de media training. A actividade, realizada pela h2n em parceria com a JhPiego, teve como objectivo doptar as activistas de habilidades técnicas de relacionamento com a imprensa e facilitação de debates comunitários.

A formação visa, essencialmente, suprir as necessidades de comunicação. Para a formadora, “a comunicação é a base para estabelecer relacionamentos sólidos com os jornalistas, a comunidade e outros públicos de interesse” explicou Leodemila Zacarias, da h2n Moçambique.

Durante a actividade, as embaixadoras aprenderam como facilitar debates e como se comportar nas entrevistas com a imprensa e tiveram ainda a oportunidade de conhecer a redacção da TV Surdo onde ficaram a conhecer o processo de produção de notícias, reportagens e outras matérias jornalísticas.  Para Samira Mariano, uma das formandas da DREAMS, “o conhecimento adquirido é uma mais valia, irei implementar no clube de raparigas”.

DREAMS, lançado em 2015, é um projecto regional financiado pela PEPFAR e implementado em 10 países da África-subsahariana, com vista a reduzir as infecções de HIV entre jovens. O projecto de Moçambique, executado pela JhPiego em parceria com ONG’s nacionais e internacionais, foi distinguida na semana passada como o melhor do mundo.

A Jhpiego é uma organização internacional sem fins lucrativos, afiliada a Universidade Johns Hopkins dos Estados Unidos da América, está presente em Moçambique desde 2004, apoiando o Ministério da Saúde na prevenção da mortalidade materno infantil, bem como na implementação de intervenções para prevenção do HIV.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *