A SOICO, maior grupo privado de media no país, assinou acordos de cooperação com a TV Surdo, h2n e Mídia Lab. Os acordos ora assinados visam conferir independência às três entidades, dissociando-os da IREX Moçambique, que era o elo entre todos.

O Director-Geral da TV Surdo, Sousa Camanguira, disse que o acordo vai permitir maior desenvolvimento dos conteúdos da TV Surdo, que já são transmitidos nos canais do Grupo SOICO, nomeadamente, Stv e Stv Notícias. “O acordo vai permitir maior expansão do programa e facilitar o acesso à comunicação para pessoas com deficiência porque esta informação está a chegar a zonas recônditas”.

Para a Directora-Executiva do Mídia Lab, Deolinda Timane, o acordo ora assinado representa o reconhecimento do Grupo Soico, em relação ao programa de capacitação de jovens na área de jornalismo, ministrado pelo Mídia Lab. “Queremos contribuir para mudar ou melhorar o cenário de media em Moçambique e este voto de confiança por parte da SOICO, em relação ao trabalho que estamos a fazer não podia ter vindo num melhor momento”, referiu.

A Directora-Executiva da H2N, Dércia Materula, também mostrou-se satisfeita com o acordo assinado, pois o mesmo vai permitir que a instituição tenha acesso a plataformas através das quais poderá difundir informação sobre nutrição e saúde, visando a mudança de comportamentos.

Já a Directora de Informação do Grupo SOICO, Olívia Massango, disse que os acordos representam uma parceria estratégica e importante pois os conteúdos produzidos por estas instituições enquadram-se nos objectivos do Grupo que são de entreter, formar e informar, para além de permitir o recrutamento de jovens com experiênca prática.

Os acordos foram assinados, esta sexta-feira, pela Directora de Informação do Grupo SOICO, pelo Director-Geral da TV Surdo e pelas Directoras-Executivas do Mídia Lab e h2n, à margem da 5ª edição da feira MOZTECH, em Maputo.

Autora: Ilídia Alberto – jornalista da SOICO.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *