Vinte e sete gestores de Rádios Comunitárias (RC) de Sofala, Zambézia, Nampula, Niassa e Cabo Delgado reuniram-se, na semana passada, na cidade de Nampula para fazerem o balanço da produção de programas radiofónicos da Rede de Comunicação em Saúde e Nutrição. O encontro, que durou 5 dias, serviu ainda para discutir a integração das RC’s de Sofala na rede.

Para além do balanço das actividades, os gestores visitaram o Centro de Saúde ’25 de Setembro’ onde realizaram entrevistas para, posterior, produção e veiculação de programas. “Estas reuniões de coordenação são fundamentais para reflectirmos sobre as actividades” disse Hélder Caetano, Coordenador da RC de Monapo, destacando as lições aprendidas e boas práticas de gestão para o cumprimento das metas.

Como forma de incentivar os gestores a aumentarem a produção e produtividades, Leonor Victor, Directora-adjunta de Programas das Rádios Comunitárias da h2n procedeu  a entrega de 20 computadores para as radios mais antigas  da RCSN,  27 coletes  da IREX e 20 discos de canções sobre nutrição.

O Programa Para Fortalecimento da Mídia (MSP) é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e implementado pela IREX através da h2n. O trabalho com as rádios comunitárias é co-financiado por subsídios da UNICEF, do PMA e da Embaixada da Noruega. h2n é uma ONG local (incubada pelo MSP) focada na comunicação para a comunidade, destinada a partilha de informação, mobilização comunitária e geração de demanda para o serviço público e privado com o foco primário em Saúde e Nutrição.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *