A DREAMS Moçambique foi distinguida, durante a Conferência Anual AIDS 2018 em Amsterdão, como a melhor iniciativa do mundo. O projecto é regional, financiado pela PEPFAR, e implementado desde 2015 em 10 países da África-subsahariana. O prémio é reconhecimento dos trabalhos feitos com vista a reduzir as infecções de HIV entre jovens.

Durante a cerimónia, o prémio foi entregue pela embaixadora Deborah L. Birx, Coordenadora das actividades do Governo dos EUA para Combater o HIV, à Drª. Nazira Abdula, Ministra da Saúde de Moçambique. “A magia do sucesso do projecto DREAMS é a ferramenta de Layering que é desenvolvida pela Jhpiego no âmbito da assistência técnica aos parceiros de implementação” disse, Suzana Lorente, Coordenadora do DREAMS no PEPFAR.

Em Moçambique, o projecto DREAMS é implementado pela Jhphiego em parceria com diversas ONG’s nacionais e internacionais e Organizações da Sociedade Civil (OSC). Dentre elas, a IREX e a h2n Moçambique que prestam capacitações para as raparigas e os rapazes embaixadores da DREAMS em matéria de media training e organização de debates públicos nas comunidades.

A Jhpiego é uma organização internacional sem fins lucrativos, afiliada a Universidade Johns Hopkins dos Estados Unidos da América, está presente em Moçambique desde 2004, apoiando o Ministério da Saúde na prevenção da mortalidade materno infantil, bem como na implementação de intervenções para prevenção do HIV.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *