Numa palestra interactiva sobre dividendo demográfico, com foco para o impacto do crescimento populacional e estrutura da população no desenvolvimento económico do país, a actividade marcou início de uma série de palestras sobre tópicos de macro-economia realizadas por Especialistas Seniores do Banco Mundial (BM) para jornalistas e jornalistas-estagiários.  A palestra teve lugar no MSP, irá decorrer até o final de Novembro e envolve colaboradores seniores dos departamentos do BM.

As palestras, que seguem um formato interactivo, tem como foco tópicos como redução da pobreza, geração de emprego, estabilidade macro-económica, desenvolvimento rural e infraestrutura e corresponde a um seminário de pós-graduação em economia para jornalistas. A primeira palestra foi dada por Peter Holland e Humberto Cossa, do BM, e gerou um envolvimento significativo dos participantes que engajou opiniões, observações e questões. Através de um aplicativo de comentários e votos em tempo real, a audiência foi capaz de responder e sugerir, assim como providenciar propostas das questões levantadas pelos facilitadores.

O impacto da educação, emprego e empoderamento demográficos foram activamente discutidos e ilustrados por exemplos, com tópicos de como gerir as taxas de fertilidade como input, dado que a redução das taxas de fertilidade tem efeitos enormes sobre o crescimento do PIB e uma série de outros indicadores económicos e sociais. As palestras são abertas a jornalistas e parceiros do programa.

O Programa Para Fortalecimento da Mídia (MSP) é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e implementado pela IREX.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *