Embaixador da Noruega visita Acelerador Juvenil da Rádio Voz Coop e destaca impacto no empoderamento da juventude

O Embaixador da Embaixada Real da Noruega em Maputo, Haakon Gram-Johannessen, realizou esta terça-feira (24 de Junho) uma visita à Rádio Comunitária Voz Coop e ao programa Acelerador Juvenil (AJ), implementado pela h2n no âmbito do projecto CRP IV. O objectivo da visita foi aprofundar o entendimento sobre as actividades que têm transformado jovens em agentes activos de mudança social, com foco no uso de ferramentas digitais e na criação de oportunidades para as suas comunidades.

Ao longo do encontro, Gram-Johannessen teve a oportunidade de interagir com os jovens, ouvir suas histórias e compreender como o programa contribui para o acesso à informação, a capacitação profissional e o fortalecimento da democracia. O embaixador mostrou-se impressionado com o potencial demonstrado pelos jovens e com a forma como estão a transformar conhecimento em impacto local. “A Noruega tem uma cooperação histórica com Moçambique, focada no desenvolvimento socioeconómico e na boa governação. O que vimos aqui trata-se disso, acesso à informação e empoderamento dos jovens”, afirmou Gram-Johannessen.

Um dos jovens participantes do AJ, Rosalina Sitoe, relatou a sua trajectória com o programa e as novas perspectivas que tem para o futuro. “Estar aqui no Acelerador Juvenil mudou a minha visão. Antes eu não sabia como poderia ajudar a minha comunidade, mas agora como os conhecimentos que tenho posso criar conteúdos e a pensar em soluções que realmente melhoram a vida das pessoas na minha comunidade,” explicou Rosalina.

Sérgio Chusane, Director Executivo da h2n, reforçou que o programa vai além da capacitação técnica e que pretende formar jovens conscientes e engajados. “Todas as ferramentas digitais e conhecimentos que os jovens apresentaram aqui têm o objectivo de empoderá-los para que sejam agentes de mudança nas suas próprias comunidades, para que com base nesses conhecimentos possam melhorar vidas,” sublinhou Chusase.

Antes de encerrar a visita, Gram-Johannessen realçou o valor do contacto directo com os parceiros no terreno. “Foi muito inspirador. Como embaixada, devemos estar mais no terreno para conhecer melhor o trabalho dos nossos parceiros e fortalecer a parceria. Vimos jovens a crescer como pessoas, o que dá um bom sinal para o futuro desta comunidade e do país”, explicou.

A visita terminou com um momento guiado pelos estúdios da Rádio Voz Coop, que permitiu ao embaixador ver o impacto das outras actividades do projecto no trabalho da emissora e o contributo da rádio para a comunidade.

O CRP IV é financiado pela Embaixada da Noruega em Moçambique e implementado pel h2n.