ECA recebe Manual de Género da h2n e projecta expansão para toda a UEM

O Director Executivo da h2n, Sérgio Chusane, fez a entrega simbólica do Manual de Género à Directora da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Profa. Dra. Ezra Nhampoca, na manhã desta segunda-feira (03). O acto emblemático ocorreu no escritório central da h2n, em Maputo, marca um passo importante na promoção da reflexão e do debate sobre género no ensino superior moçambicano.

O manual foi desenvolvido no âmbito da parceria entre a ECA e a h2n, com o financiamento do Alto Comissariado do Canadá, através do projecto Asas. O objectivo é apoiar os docentes na orientação dos estudantes sobre questões de género, ajudando-os a desenvolver uma maior sensibilidade e consciência crítica para abordar estas temáticas ao longo da sua formação e vida profissional.

A Directora da ECA, Profa. Dra. Ezra Nhampoca, destacou a importância do manual e revelou as ambições para a sua expansão dentro da UEM. “Nós só temos a agradecer à h2n por todo o apoio neste processo. Nesta primeira fase, vamos aplicá-lo [o manual] apenas na ECA. Na segunda, que esperamos que aconteça, queremos desafiar-nos a produzir um manual que possa ser utilizado em toda a UEM. Isso poderá facilitar a sua circulação em outras unidades fora de Maputo.”

A Directora de Programas da h2n, Farida Ustá, sublinhou que o manual é um documento dinâmico e que o envolvimento contínuo de docentes e estudantes será essencial para aprimorá-lo ao longo do tempo. “Sendo um manual bastante interativo, esperamos que os docentes e estudantes nos comuniquem quais actualizações poderão ser feitas no futuro.”

Além de reforçar a importância do material, a Profa. Dra. Ezra Nhampoca enfatizou o papel da ECA na promoção da inclusão dentro da UEM, garantindo que todas as pessoas, incluindo as com deficiência, tenham acesso a um ambiente de ensino mais inclusivo e equitativo: “Espera-se que a ECA desempenhe um papel intermediário no reforço das abordagens de inclusão nos diversos cursos leccionados na UEM. As pessoas com deficiência devem ter liberdade para escolher os seus cursos e contar com condições adequadas para um ensino e aprendizagem de qualidade na Universidade.”

O Director Executivo da h2n, Sérgio Chusane, falou da importância da parceria e reforçou a vontade de dar continuidade a este trabalho. “Somos gratos pela parceria e acreditamos que há espaço para continuarmos o nosso trabalho sempre que for possível. Esperamos que o manual seja útil nos diversos cursos leccionados na ECA e que contribua para a adopção de melhores abordagens sobre género.”

Também estiveram presentes no encontro a Directora de Programas da h2n, Farida Ustá, a Directora Técnica da h2n, Sally Griffin, e a Directora Executiva da TV Surdo, Felismina Banze.