No âmbito do processo eleitoral em curso, a h2n recebeu nesta terça-feira, 19 de Setembro, uma equipa da Missão de Observação Eleitoral da União Europeia (UE), chefiada por Lluis Juan Rodriguez. A visita teve como principal objectivo conhecer a componente de participação política, com foco na observação eleitoral, implementada pela h2n através do projecto CORAGEM.
Durante o encontro, Lluis Rodriguez e Paloma Zajec, observadores de longo prazo da UE, expressaram a sua satisfação com a forma como a h2n tem conduzido a cobertura do processo eleitoral. Através de uma parceria com o Instituto de Desenvolvimento Económico e Social e a Plataforma DECIDE, a h2n envolve mais de 500 colaboradores, incluindo jornalistas, observadores e o seu próprio staff, nos distritos abrangidos pelo projecto.
Os observadores também tiveram a oportunidade de conhecer a plataforma CONTROLA, onde se inteiraram sobre as informações reportadas por esta ferramenta. “Estou muito impressionado com a cobertura que a h2n tem estado a fazer neste período de campanha eleitoral, envolvendo jornalistas e observadores eleitorais”, declarou Lluis Rodriguez.
Esta iniciativa faz parte do acompanhamento que a Missão da União Europeia em Moçambique está a realizar, monitorizando as actividades dos partidos políticos, órgãos de administração eleitoral e organizações ligadas à observação do processo, com o objectivo de garantir a transparência e a lisura das eleições no país.