No âmbito do projecto Transform Nutrition (TN), vídeos comunitários sobre a importância da participação feminina na decisão sobre a alimentação familiar, disseminados em 12 distritos de Nampula durante o mês de Agosto, estão a incentivar homens a incluírem suas esposas nas decisões importantes do lar. Com 125 eventos disseminação, realizados através de projectores portáteis e de um camião tela, a iniciativa alcançou 6.326 pessoas. Os depoimentos das comunidades mostram que a inclusão feminina nas decisões familiares está a transformar a dinâmica dentro das casas.
“Eu agradeço bastante pela apresentação deste vídeo na presença dos nossos maridos porque é muito bom para nós, como mulheres, estarmos envolvidas nessa decisão para o bem da nossa família e não só na alimentação. Mesmo que as mulheres não tirem dinheiro, têm um papel muito importante dentro das nossas casas. Por isso, espero que os nossos maridos e chefes de família possam apoiar e seguir estes ensinamentos”, explicou Isaura Laurindo, residente em Angoche.
Amândio Sefane, gestor do projecto TN, explicou que os vídeos produzidos estão a catalisar incentivar o diálogo familiar e garantir que as mulheres tenham uma participação activa nas decisões domésticas. “A produção e disseminação destes vídeos têm sido fundamentais para promover o diálogo dentro das famílias e garantir que as mulheres tenham uma voz ativa nas decisões que afetam o bem-estar familiar. Estamos a ver uma mudança positiva nas atitudes e comportamentos, especialmente entre os homens, que começam a reconhecer a importância da inclusão feminina nessas decisões”, explicou.
Madalena Mucavele, uma das participantes nos eventos de disseminação em Moma, sente que os vídeos geraram alguma mudança na sua comunidade. “Antes, nós, mulheres, raramente éramos consultadas sobre as decisões importantes da casa. Depois de assistir a estes vídeos, sinto que há uma maior abertura para o diálogo, e isso tem feito toda a diferença na nossa vida familiar”, concluiu.
O projecto TN é implementado por um consórcio liderado pela ADPP Moçambique, h2n, GAIN, Unilúrio e Viamo.