No âmbito do projecto CORAGEM, a h2n iniciou, hoje (24 de Agosto), a monitoria da campanha eleitoral através das plataformas CONTROLA, desenvolvida pelo Mídia Lab, e DECIDE, desenvolvida pelo do Instituto para o Desenvolvimento Económico e Social (IDES). Este esforço conta com uma rede de 300 jornalistas e 200 observadores, que estão a relatar as principais incidências ao longo do processo. Esta iniciativa pretende manter o público informado e consciente do progresso da campanha eleitoral, com foco no reforço da importância da transparência e da participação cívica.
“Estamos empenhados em garantir que todos os cidadãos tenham acesso a informações claras, precisas e em tempo real sobre o processo eleitoral. A monitoria que estamos a realizar através das plataformas CONTROLA e DECIDE é um passo essencial para garantir a transparência e a integridade das eleições”, destacou Hélder Xavier, Director do projecto CORAGEM.
Um estudo do IDES, feito no ano passado sobre transparência eleitoral, sublinhou a relevância de manter práticas justas e abertas durante o processo eleitoral, destacando a importância de uma sólida educação em direitos humanos para assegurar que os cidadãos participem de forma informada e equitativa.