Entre os dias 19 e 21, jovens dos Aceleradores Juvenis (AJ), integrados no projecto RCC, reuniram-se para um intercâmbio comunitário dedicado a discussão sobre desenvolvimento pessoal, cultura e empreendedorismo. O evento, realizado nos distritos de Angoche, Nacala-Porto (na província de Nampula), e Pebane (na província da Zambézia), envolveu também participantes dos distritos de Moma, Larde, Ilha de Moçambique e Memba (na província de Nampula).
Durante o intercâmbio, os jovens discutiram e compartilharam experiências sobre temas relevantes para suas comunidades, incluindo pesca, desafios enfrentados pela juventude e iniciativas de negócios. Chalder Joao, do AJ de Larde, compartilhou com outros o impacto do AJ no seu desenvolvimento pessoal. “Aprendi sem precisar pagar matrícula, o que seria difícil de conseguir sem o apoio do AJ. Adquiri conhecimentos que nunca imaginei sobre pesca, desafios enfrentados pelos jovens e negócios, temas muito presentes na minha comunidade. Agradeço e espero que oportunidades como essa se repitam muitas vezes.”
Ancha Carlos, do AJ de Ilha de Moçambique, destacou a riqueza cultural e o aprendizado obtido durante o intercâmbio. “Fazer parte deste grupo é uma honra. Não esperava conhecer colegas de outras regiões como Moma, Angoche e Larde. Saio daqui com muitas experiências positivas em canto, dança, poesia e outros aprendizados do programa AJ. Me senti livre e feliz.”
O intercâmbio, promovido pelo projeto RCC e implementado pela h2n, iDE, Rare e Terra Firma, com financiamento da USAID, incluiu uma variedade de actividades culturais e formativas. Os participantes partilharam os impactos das intervenções realizadas em suas comunidades e apresentaram iniciativas inovadoras, destacando a importância de tais eventos para o crescimento pessoal e comunitário.