Jornalistas das RC Marávia e Zumbo destacam importância de formação em jornalismo

Jornalistas das Rádios Comunitárias (RC) de Marávia e Zumbo, na província de Tete, destacaram a importância de formação em jornalismo para produção de conteúdos relevantes. A declaração foi feita na sequência da formação intensiva sobre jornalismo básico com foco em questões de saúde, género e estratégias de mudança social e de comportamento (SBC), promovida pela h2n entre os dias 12 a 15 de Agosto no âmbito do projecto Mulheres Felizes e Bebés Felizes. “Foi uma novidade para nós. Fazíamos o trabalho no apanha-apanha, sem saber se estávamos a fazer jornalismo de verdade ou não, porque nunca tivemos formação na nossa rádio. Mas graças a esta formação, aprendi como estruturar um programa de rádio correctamente”, afirmou Flora Alexandre, jornalistas da RC Marávia.

Davide Manjolo, jornalista da RC Zumbo, disse que nunca imaginou entrar na comunidade para fazer auscultação para produzir um programa interactivo baseado nas preferências da audiência. “Fazia entrevista nas comunidades para o noticiário, mas este exercício é muito importante para poder fazer um programa que vai interessar a comunidade e por isso temos a missão de sempre ouvir a comunidade para escolher o melhor ângulo de abordagem”, disse.

Luís Rabo, outro jornalista da RC Marávia, mencionou o desafio de alcançar pessoas com deficiência nas comunidades. “Por se tratar de temas ligados à saúde, concretamente saúde sexual e reprodutiva, e olhando para as pessoas com deficiência, seremos muito barrados nas comunidades. Em muitos casos, os cuidadores é que tomam as decisões por elas, o que pode dificultar o nosso trabalho. Mas faremos o nosso esforço para superarmos esses desafios”, explicou Luís.

Esta formação visou equipar os participantes com conhecimentos e habilidades essenciais para a produção de programas interativos e mobilizações comunitárias, com o objetivo de promover mudanças sociais e comportamentais nas suas comunidades.

Ao todo, seis jornalistas, sendo quatro homens e duas mulheres, receberam formação em áreas como jornalismo básico, saúde, produção de programas interactivos, género, e estratégias de mudança social e de comportamento (SBC).

A formação, realizada no distrito da Marávia, marcou o início das actividades do projecto Mulheres Felizes e Bebés Felizes, implementado pela h2n em parceria com as Rádios Comunitárias de Zumbo e Marávia. O projecto é implementado por um consórcio que inclui o ICRH-Moçambique e a TV Surdo, com financiamento do Governo da Flandres.