Com o objectivo de promover uma maior educação em Direitos Humanos e garantir o acesso à justiça para todos os cidadãos, a h2n, através do projecto CORAGEM, lançou hoje (24 de Agosto) uma campanha que visa reforçar a participação cívica e activa dos cidadãos durante o processo eleitoral em Moçambique. A iniciativa pretende assegurar que os cidadãos estejam plenamente cientes dos seus direitos e saibam a quais instituições dos órgãos da administração da justiça recorrer em caso de violação dos mesmos.
Segundo Silvia Sumbrane, Especialista Sénior de Direitos Humanos, esta campanha é crucial para empoderar os cidadãos, fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para exercerem os seus direitos e para se envolverem ativamente no processo democrático do país.
A campanha inclui distribuição de materiais informativos em diversos formatos, para garantir que as mensagens cheguem a todos, incluindo pessoas com deficiência auditiva. “A parceria com a TV Surdo é um passo significativo para garantir que a informação seja acessível a todos os cidadãos, sem excepção”, destacou Silvia.
A iniciativa representa um marco importante no cumprimento do Objectivo 4 do projecto CORAGEM, que busca ampliar a participação nos processos eleitorais e garantir o acesso à justiça para as populações desfavorecidas.
A campanha, desenvolvida pela h2n, o Midia Lab, a TV Surdo e a PROMURA, conta com financiamento da USAID Moçambique.