Hoje, 16 de Agosto, a h2n e a Associação Nacional dos Municípios de Moçambique (ANAMM) firmaram um memorando de entendimento com o objectivo de aprimorar a governação municipal no país. O memorando foi assinado por Sérgio Chusane, Director Executivo da h2n, e João Ferreira, Presidente da ANAMM. A parceria visa (i) promover a transparência e boa governação nos municípios; (ii) incentivar a participação activa dos cidadãos na governação, prestação de contas e engajamento cívico contínuo; (iii) apoiar os governantes municipais na tomada de decisões informadas e na formulação de políticas mais eficazes em prol do cidadão.
Julião Gueze, Secretário-Geral da ANAMM, destacou a importância da informação aberta para garantir que os munícipes estejam cientes de seus direitos e deveres, promovendo um espaço de diálogo e participação activa na gestão municipal. “É por isso que assinámos este memorando com a h2n, uma organização com longa experiência em ações de diálogo, participação e comunicação. Assim, garantimos que, através de vários canais, a informação chegue de forma fácil a todos”, afirmou Gueze.
Sérgio Chusane, Director Executivo da h2n, enfatizou a oportunidade de expandir o trabalho da organização através da ANAMM, que está presente em todos os municípios do país. “Queremos que os municípios possam servir melhor os cidadãos, mas, para que isso aconteça, é necessário haver um diálogo entre os munícipes e os seus representantes eleitos, assim como uma cultura de prestação de contas, tendo em conta os anseios das comunidades e promovendo o seu desenvolvimento”, disse Chusane.
Chusane sublinhou o contributo da h2n na parceria, destacando o programa “Vozes” – um programa de rádio semanal que promove a prestação de contas. “Através das rádios comunitárias, vamos disponibilizar este espaço onde diferentes departamentos dos municípios podem falar sobre seus trabalhos e receber feedbacks.” Chusane também destacou a expertise da h2n na área de comunicação. “Vamos trabalhar com a ANAMM e os municípios para melhorar sua capacidade de comunicação. É importante que os munícipes saibam onde encontrar informações úteis para o seu dia a dia. Os departamentos de comunicação e imagem poderão beneficiar de várias capacitações para aprimorar suas habilidades de comunicação.”
João Ferreira, Presidente da ANAMM, reforçou o compromisso de servir melhor os munícipes, destacando a importância da prestação de contas e do diálogo contínuo com a população para garantir a qualidade de vida nos municípios. “Este memorando vai contribuir para o desenvolvimento dos nossos municípios”, concluiu Ferreira.