O Projecto CORAGEM celebra um marco histórico na província da Zambézia, com a reabertura da Rádio Diocesana de Gurué, na província da Zambézia, após seis anos de inactividade. Sob o apoio do Projecto CORAGEM, financiado pela USAID e implementado pela h2n, a rádio retoma suas transmissões, tornando-se um ponto focal de informação e conexão para a comunidade de Gurué.
A cerimónia de reinauguração, que aconteceu nesta segunda-feira (25 de Março) e que contou com a presença das autoridades governamentais, coordenador da rádio, equipa da h2n e membros da comunidade, marca um novo capítulo de acesso à informação independente e formação comunitária nesta região. Durante a cerimónia, Bispo da Diocese de Gurué, Dom Inácio Lucas, falou da importância da rádio como um veículo para a educação e construção de uma sociedade mais inclusiva e democrática. “Esperamos servir a toda a comunidade de Gurué sem distinção”, declarou o bispo.
O Director do CORAGEM, Hélder Xavier, realçou a oportunidade proporcionada por este apoio, e destacou o compromisso de assegurar o acesso à informação independente para a população de Gurué. “Tivemos de activar o Fundo de Resposta Rápida no valor de um milhão e duzentos mil meticais para garantir que a rádio voltasse a exercer seu papel de informar e formar a comunidade. Esperamos que, com esta reintegração, a rádio também sirva como um elo entre as comunidades e entidades governamentais”, afirmou Xavier.
Com o suporte do CORAGEM, a estação agora faz parte do projecto, num universo de 33 rádios independentes assistidas. Além da produção de programas e actividades de mobilização comunitária, espera-se que a rádio hospede o programa de Acelerador Juvenil. O CORAGEM tem sido fundamental para impulsionar Rádios Comunitárias, com olhar voltado para o desenvolvimento local e o fortalecimento das comunidades. É nesse contexto que o Coordenador da rádio, Padre Diogo Munido, mostrou-se optimista em relação à parceria. “Estamos abertos para trabalhar com a h2n no âmbito do CORAGEM, pois acreditamos que, com esse apoio, nos tornaremos uma referência a nível do distrito de Gurué”, declarou o coordenador, Padre Diogo Munido.
O CORAGEM é financiado pela USAID Moçambique e implementado pela h2n em parceria com as Rádios Comunitárias das províncias de Cabo Delgado, Nampula, Niassa e Zambézia.