Abasse Pires, morador da comunidade de Muatu, na cidade de Nampula, viveu um verdadeiro pesadelo na sua busca por água potável. Ele e os seus vizinhos enfrentaram uma viagem cansativa e desgastante, caminhando mais de 3 quilómetros, durante mais de uma hora e meia por dia, apenas para aceder ao precioso recurso – a água. A escassez de água no bairro era mais do que um problema; era uma luta diária pela sobrevivência, como descreve Pires. “Perdíamos metade do dia só à procura de água. Por vezes, a quantidade que conseguíamos recolher mal dava para cozinhar. A nossa higiene estava comprometida”.
a angústia de Pires e de outros membros da comunidade repercutiu no programa “Vozes”, realizado pela Rádio Encontro no âmbito do projecto CORAGEM, que investigou a Funcionalidade do Sistema de Abastecimento de Água. O programa trouxe à tona a dramática realidade enfrentada por eles. Suas histórias tocaram o coração de muitos e chamaram a atenção das autoridades locais para a situação crítica.
em resposta a esta pressão, Rui Ramos, o Director Provincial das Obras Públicas em Nampula, comprometeu-se a resolver o problema. O resultado foi palpável, e não demorou muito tempo; foi construída uma estação de abastecimento de água, mudando radicalmente a vida de Abasse Pires e de todos os residentes de Muatu. Abasse Pires expressou o seu alívio e gratidão, afirmando: “Apreciamos profundamente o fornecimento de água pelo governo, porque costumávamos fazer uma viagem cansativa todos os dias só para ter acesso à água.”
O projeto CORAGEM é financiado pela USAID Moçambique e implementado pela h2n.