o processo de selecção para entrada nos Aceleradores de Juventude, que decorreu entre 6 de Agosto e 8 de Setembro de 2023, em colaboração com a equipa da h2n e os parceiros das Rádios Comunitárias, resultou na qualificação de 252 jovens para a fase nuclear de um programa de formação de 10 meses, divididos em 21 grupos de 12 jovens cada.
dos 1.631 candidatos (788 raparigas e 843 rapazes), apenas os 252 jovens seleccionados (141 raparigas e 111 rapazes) serão treinados em 21 rádios comunitárias espalhadas pelas províncias de Nampula (9 rádios), Zambézia (5 rádios), Cabo Delgado (4 rádios) e Niassa (3 rádios). Durante este período, estes jovens irão adquirir competências em jornalismo radiofónico, liderança juvenil, competências comportamentais e sociais, com o objetivo de promover o empoderamento social e económico da juventude em Moçambique.
tina Calisto Sozinho, uma das jovens seleccionadas para o programa Youth Accelerator na Rádio Comunitária de Mecubúri, vê esta oportunidade como um passo significativo para a realização do seu sonho de se tornar jornalista e combater os casamentos prematuros. “Sempre fui apaixonada por rádio e admiro a forma como os radialistas se expressam. O meu sonho é ser jornalista, e esta oportunidade de fazer parte da rádio através do Youth Accelerator vai dar-me um vislumbre real do que significa ser jornalista”, afirmou Tina.
Joaquim Lobrino, facilitador do Youth Accelerator na Rádio Comunitária do Tumbine, expressou a sua satisfação com o processo de seleção. “Este processo, em que todos os candidatos inscritos passaram por avaliações escritas e orais, proporciona oportunidades iguais a todos e é conduzido com total transparência nos resultados. Partilhámos cada etapa através da rádio e tornámos os resultados públicos. Foi uma experiência enriquecedora para mim, enquanto facilitador do Youth Accelerator, pois permitiu-me compreender o verdadeiro potencial e as motivações dos jovens que aspiram a provocar mudanças nas suas comunidades”, declarou.
esta iniciativa é promovida pelo projecto USAID CORAGEM, implementado pela h2n em colaboração com rádios comunitárias e com financiamento da USAID.