Rádios comunitárias satisfeitas com a parceria com a h2n

As rádios comunitárias das províncias de Nampula e Cabo Delgado estão a participar, desde a passada quarta-feira (19 de março), na V Conferência de Liderança, em Nampula e estão a manifestar satisfação com a parceria existente entre as rádios e a h2n. No total são 22 rádios que durante 3 dias vão refletir sobre os desafios e sucessos da parceria, e partilhar lições aprendidas e boas práticas registadas durante a implementação dos projectos.

“Na minha rádio, antes da chegada do h2n nossa missão era apenas tocar músicas e deixar dedicatórias dos ouvintes. Quando iniciámos a parceria com a h2n, registámos uma grande mudança na nossa forma de ser e de estar perante os nossos ouvintes e a comunidade. Já temos programas informativos que têm vindo a criar mudanças significativas e positivas na comunidade. A nossa própria organização interna melhorou muito em termos de procedimentos, ou seja, os relatórios e as questões administrativas, e melhorámos também a produção de relatórios e programas, por isso a parceria com a h2n é muito louvável”, disse Carlos Aguiar, Coordenador da Rádio Comunitária de Iuluti.

Para Higino André, diretor do projeto Transformar Nutrição da ADPP, reconhece o papel que as rádios comunitárias têm na mudança de comportamento das comunidades, dizendo que são um vetor de divulgação de mensagens positivas, e lançou um desafio: “Como podemos torná-las mais sustentáveis? Não só em termos financeiros, mas na componente humana e técnica. Até que ponto é que as rádios se estão a preparar para continuar a produzir mesmo com a saída do h2n?”.

Por sua vez, Michele DiCaprio, Oficial do Sector de Democracia e Governação da USAID em Moçambique apelou para que as rádios continuem as suas intervenções na comunidade para tornar os cidadãos moçambicanos cada vez mais engajados na busca de soluções para os problemas que enfrentam. A 5ª Conferência de Liderança organizada pela h2n conta com a participação da USAID, rádios comunitárias, instituições de ensino estatais e privadas, e instituições governamentais.