a Rádio Comunitária (RC) IMACS, em Chókwè, na província de Gaza, realizou um programa o “Vozes” no âmbito do projecto CRPIII, o qual discutiu a falta de acesso à água potável no bairro chamado “Quarto Bairro” na cidade de Chókwè. Após o programa, que foi ao ar em Outubro do ano passado e contou com a presença de Maurício Magule, vereador do Conselho Municipal de Chókwè, e dois representantes do Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Água (FIPAG), a Sra. Antónia Pelembe, chefe de comunicação e marketing, e o Sr. Júlio Bila, gerente operacional, a população está prestes a ver o problema, que existe desde a fundação do bairro em 2017, resolvido. Tanto a promessa feita pelo representante do município de reabilitar as estradas de acesso por onde devem passar as tubulações de água, quanto a promessa de instalar as tubulações de água feitas pelo FIPAG foram cumpridas – estando atualmente nas fases finais do processo de instalação das tubulações.
“foi o nosso primeiro programa ‘Vozes’ e saber que já está a dar frutos é gratificante para nós,” explicou Mevisse Moiane, jornalista da RC IMACS. Pessoas como Celestina Macamo, residente do bairro, perdem todas as manhãs para obter 80 litros de água potável, quantidade insuficiente para suas necessidades diárias e das outras sete pessoas da sua família. “Se eu for buscar água sozinha, leva-me quase toda a manhã para obter quatro baldes de água que não são suficientes para fazer tudo,” disse Macamo. Assim como Celestina Macamo, Calos Cossa, também residente do bairro, sente as consequências da falta de água. Para Carlos, um simples ato como tomar banho é difícil na situação em que se encontram. “Só consigo buscar água para beber e cozinhar. Água para tomar banho costumo buscar num riacho aqui perto de casa e não é limpa,” disse ele. Tanto Carlos quanto Celestina esperam ver água encanada e potável no “Quarto Bairro”.
as rádios parceiras do projecto CRP III, financiado pela Embaixada da Noruega em Moçambique e implementado pela h2n, produzem o programa “Vozes”, que é um programa de rádio que aborda questões de interesse público relacionadas à boa governação. Antes do programa ir ao ar, a rádio realiza uma pesquisa na comunidade para saber quais problemas eles gostariam de ver abordados no programa. Durante o programa, líderes/representantes de instituições públicas são convidados a responder às preocupações dos ouvintes, e as linhas telefónicas também são abertas para que os ouvintes possam interagir com o convidado.